Prefeitura retoma parceria com CIEE

Por em 03/04/2017
Além do serviço de assistência médica do Ibascaf e da Casa de Passagem, da Assistência Social, suspensos na gestão anterior e reativados no atual governo, a Prefeitura retoma mais uma parceria. Desta vez, o diálogo foi restabelecido com o Centro Integração Empresa-Escola (CIEE). O acordo, que beneficia adolescentes do Programa Municipal Jovem de Futuro, preencheu três vagas numa instituição bancária de Cabo Frio na qual três jovens começam a trabalhar nesta segunda-feira (03).

De acordo com o coordenador da Criança e do Adolescente, Eliseu Pombo, o objetivo principal da parceria é oferecer oportunidades aos adolescentes do programa municipal, que atende jovens até os 17 anos. Segundo ele, aqueles que se destacam posteriormente passam por um critério de avaliação do CIEE a partir do perfil de cada empresa para então pleitear uma vaga de trabalho por meio do Programa Jovem Aprendiz, do governo Federal.

“Após os 17 anos os nossos jovens não tinham expectativa de um emprego definido. A parceria com o CIEE preenche justamente essa lacuna. É gratificante, muito bom, porque retomamos uma parceria que deu certo em 2008 e que agora temos a chance de ampliar a oferta de vagas ”, comemorou o coordenador.

Além dos direitos trabalhistas (carteira assinada, um salário mínimo, férias, 13º salário entre outros), os jovens selecionados também irão receber capacitação profissional teórica voltada para a carreira de técnico bancário. De acordo com Humberto Lima Júnior, supervisor regional do CIEE em Cabo Frio, o objetivo da parceria é fomentar a oportunidade de os jovens serem inseridos no mercado de trabalho.

“O projeto é muito importante porque gera empregabilidade e renda para o jovem. Além disso, ele estará no banco na condição de aprendiz e o curso é pré-requisito da Lei de Aprendizagem”, explicou Humberto.

A parceria com o CIEE havia sido iniciada em 2008, por meio do Programa Aprendiz Legal, e já beneficiou diversos jovens em Cabo Frio, entre eles do Projeto Limpinho. O programa atuava na conscientização de jovens para a conservação ambiental e de orientação aos banhistas para a necessidade de manter as areias sempre limpas. Esta iniciativa também foi suspensa na gestão anterior.

• Coordenador Eliseu Pombo (esq.), o prefeito Marquinho Mendes (centro) entre os adolescentes do programa e o supervisor regional do CIEE, Humberto Lima Jr.,