Prefeitura se aproxima da marca de 100 toneladas de pneus reciclados

Por em 20/07/2017
A Prefeitura de Cabo Frio está bem próxima de atingir as 100 toneladas de pneus usados recolhidos em seu posto de coleta, na Rua dos Siris, no bairro da Gamboa. Nesta quarta-feira (19), mais uma carreta partiu com destino à cidade do Rio de Janeiro, para a empresa Policarpo, que tritura os pneus e envia o material para uma indústria de cimento em Nova Friburgo. Nessa empresa, o material é incinerado e as cinzas são incorporadas ao produto final, que é o cimento.

O transporte é feito pelo “Recicla Lip”, uma instituição organizada pelas indústrias fabricantes de pneus, que intermedeia a logística reversa de retirada dos pneus usados do meio ambiente.

Com a remessa de hoje, Cabo Frio já completa 98 toneladas de pneus recolhidos desde abril. O trabalho de recolhimento e coleta é feito em conjunto pela Coordenadoria do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento e pela Comsercaf (Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio). Os pneus são recolhidos e armazenados em um galpão na Rua dos Siris e, quando a quantidade correta é atingida, a empresa responsável pelo transporte é acionada para fazer o transporte.

Para o coordenador do Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, Cabo Frio sai na frente das demais cidades da Região dos Lagos por conseguir diminuir os riscos da criação de focos do Aedes aegypti.

"O ideal seria que todos os municípios do entorno fizessem trabalhos semelhantes, pois, mesmo Cabo Frio fazendo a sua parte, os mosquitos acabam migrando em busca de locais de reprodução. Cabo Frio, pelo menos, diminui muito a possibilidade de que pneus descartados em locais inadequados virem criadouros”, comemorou.

Para o secretário de Desenvolvimento, Cláudio Bastos, a população vem atendendo ao apelo da Prefeitura e isso garante mais investimentos.

"Quando deixamos de utilizar recursos financeiros com a saúde, mais especificamente com os casos das doenças provocadas pelo Aedes aegypti, acaba sobrando mais dinheiro para investirmos em outras áreas prioritárias.  Se mantivermos esse ritmo, Cabo Frio será um exemplo na destinação adequada de pneus", enfatizou.

Os pneus usados podem ser entregues na Rua dos Siris, s/nº, na Gamboa, em frente ao Clube Náutico.  Borracharias podem solicitar a retirada no local pelo telefone 22 99898-9560.