Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Procon de Cabo Frio alerta consumidores para Dia dos Namorados

Por em 09/06/2017
O Dia dos Namorados está chegando e promete movimentar o comércio de Cabo Frio. A data, celebrada na próxima segunda-feira, dia 12, já é apontada como uma das mais importantes do calendário varejista nacional. Por isso, o Procon de Cabo Frio faz recomendações para que os consumidores fiquem atentos na hora da compra e não caiam em armadilhas.

De acordo com o  coordenador do Procon, Thiago Vasconcelos, primeiro é necessário que o produto seja escolhido com calma, verificando atentamente a qualidade e o preço, evitando, assim, qualquer compra por impulso. Após a escolha consciente do produto, o consumidor também deve ficar atento no procedimento para trocas dos objetos, sejam eles comprados na promoção ou não. Também é necessária atenção para compras feitas fora do estabelecimento comercial para que não tenha eventuais problemas e arrependimentos. 

“É importante já sair de casa com ideia do que vai comprar, assim a chance de economizar é bem maior”, explicou Thiago.

A troca das mercadorias por cor, modelo ou tamanho não são obrigatórias pelos estabelecimentos. Caso as empresas se comprometam com a substituição, é necessária a comprovação por escrito com as condições gerais para troca do produto. Em caso de objetos defeituosos o prazo é de 30 dias para sanar o problema. Caso a empresa não cumpra o acordo o consumidor pode exigir a troca por outro produto novo, um abatimento proporcional do preço ou o cancelamento da compra com a devolução do dinheiro, que deve ser corrigido conforme expresso no artigo 18 da lei 8078/90, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Se o produto for essencial, como geladeira e fogão, por exemplo, não é necessária a espera pelo conserto, já que o consumidor pode requer a troca imediata.

Segundo ele, ainda que seja um presente comprado no período promocional, o consumidor tem seus direitos garantidos, desde que o mesmo esteja devidamente descrito na nota fiscal. Já com relação as compras feitas fora do estabelecimento comercial (catálogos, telefone, internet etc) o consumidor tem até 7 dias para desistir da compra independentemente do motivo. O coordenador ressalta que a nota fiscal de compra deve ser uma exigência do consumidor em qualquer circunstância, já que o documento é essencial para futuras reclamações dos consumidores.

Em caso de dúvidas, o Procon Cabo Frio está à disposição para formalizar reclamações feitas pelos consumidores. O Procon está localizado na Rua Florisbela Rosa Maria da Penha, nº 292, Braga. O atendimento é de 9h às 17h.