Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Programa de Residências Terapêuticas realiza festa caipira nesta quinta (27)

Por em 27/07/2017
Os assistidos pela Coordenadoria de Saúde Mental do Município entraram no clima de festa caipira e fizeram o segundo arraiá este ano. Desta vez a programação é realizada pelos pacientes das Residências Terapêuticas (RTs), familiares, coordenadores e cuidadores. O evento foi interno e aconteceu nesta quinta-feira (27) na rua Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Caiçara.  

A equipe preparou quitutes típicos de festa caipira e uma ornamentação alegre e colorida. Segundo a coordenadora de Saúde Mental, Sandra Aquino, foi mais uma oportunidade de confraternização entre pacientes e cuidadores. "Esse tipo de comemoração é muito importante pela diversão e pelo entrosamento dos familiares também. Temos uma área muito boa e grande e geralmente fazemos lanche coletivo. Os cuidadores e pacientes sempre se envolvem e conseguimos dessa forma realizar uma festa saudável, animada e harmônica", afirmou.

Os RTs são dispositivos criados pelo Ministério da Saúde para facilitar o acompanhamento dos pacientes psiquiátricos internados de longa permanência e que perderam seus laços familiares. Em Cabo Frio existem dois dispositivos, um com oito moradores e outro com dez. Eles funcionam nas Ruas Nossa Senhora Aparecida e Dom Manoel, no bairro Jardim Caiçara.