Projeto do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial é concluído

Por em 20/07/2017
Mais um passo foi dado para a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cabo Frio. Em uma reunião realizada na quarta-feira (19), no Charitas, foi concluído o anteprojeto que formará a instituição. Estiveram presentes representantes da Superintendência de Igualdade Racial e membros da sociedade civil, entre eles representantes de comunidades tradicionais de matrizes africanas, candomblecistas, umbandistas, grupos de jongo, capoeiristas e outros segmentos de expressões culturais afrobrasileiras.

O texto do anteprojeto do Conselho foi construído com a participação civil e de representações do Governo e tem por objetivo debater, propor e deliberar sobre as políticas públicas de promoção da igualdade racial no município. Uma das principais lutas é combater o racismo, desconstruir preconceitos e reduzir as desigualdades raciais nos aspectos econômico, social, político e cultural.

De acordo com o superintendente da Igualdade Racial, Manuel Justino, a criação do conselho visa desconstruir o preconceito existente a partir da união entre poder público e sociedade civil. “O objetivo é definir os conceitos básicos de políticas de promoção de inclusão de igualdade racial. Essa construção está sendo feita através de uma parceria entre o Poder Executivo e a sociedade civil. Temos que desconstruir essa visão preconceituosa que existe e o poder público tem responsabilidade de fazer a desconstrução desses valores que não condizem com a realidade justa e igualitária”, afirmou ele.