Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Reunião discute defeso da Lagoa de Araruama nesta quinta

Por em 19/07/2017
Nesta quinta-feira (20), Cabo Frio vai sediar a reunião extraordinária do Subcomitê de Bacia Hidrográfica da Lagoa de Araruama. Em pauta o defeso na Laguna de Arauama que começa no dia 01 de agosto. O encontro será no auditório da Prefeitura, às 9h30, e estão convidados a participar especialistas dos setores responsáveis pela atividade pesqueira dos cinco municípios que são banhados pela lagoa, pescadores, agentes da Unidade de Policiamento Ambiental e sociedade civil.  

Na ocasião será traçado um plano de fiscalização para que o defeso seja cumprido com rigor este ano. Segundo Eduardo Pimenta, que além de coordenador de Meio Ambiente de Cabo Frio é  presidente do Subcomitê da Lagoa de Araruama, do Comitê Gestor do Consórcio Intermunicipal do Lagos São João, está sendo preparado todo um esquema de fiscalização e também de educação ambiental. “Queremos instruir a comunidade pesqueira sobre a importância de respeitar esse período de defeso e aproveitar para também informar a sociedade civil, principalmente aos nossos visitantes, que a proibição é total, tanto para profissionais quanto para amadores”, ressaltou o coordenador.

Quem for flagrado infligindo à lei poderá receber multa e até perder o equipamento de pesca. Esse é o quinto ano consecutivo que o defeso é realizado na Lagoa de Araruama e, desde então, todos os anos, do dia 01 de agosto a 31 de outubro é proibida a captura de qualquer espécie de peixes e crustáceos. Essa pausa permite a reprodução das espécies, e consequentemente contribui para o aumento no estoque do pescado.

Nesses três meses de pescaria proibida os pescadores cadastrados no Ministério da Pesca e Aquicultura terão direito ao seguro-defeso no valor de um salário mínimo por mês liberado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.                                                                              
A Lagoa de Araruama é o maior corpo de água costeiro hipersalino em estado permanente do mundo. Têm 572 quilômetros quadrados de extensão e abrange os municípios de Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Cabo Frio.