Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Reunião entre Prefeitura e órgãos de segurança define estratégia para o Carnaval 2017

Por da Redação em 08/02/2017
A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Cabo Frio reuniu, nesta quarta-feira (8), os órgãos envolvidos na realização do Carnaval da cidade. No encontro, foram alinhadas as estratégias para a realização do evento, além do fechamento de reforços da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da empresa que faz o transporte público na cidade.

A PM irá realizar um esquema especial, trabalhando com contingente extra. Os agentes irão abrir mão de um dia de folga, além de um pedido de reforço feito à Capital. Será negociada a instalação de torres do órgão na orla da Praia da Forte e de tendas no Centro. Os Bombeiros também farão uma escala extra com reforço no contingente.

A Salineira, empresa concessionária do transporte público da cidade, firmou o compromisso de ajuste nos itinerários, que passarão próximos aos blocos.

Haverá fiscalização para coibir a emissão de som de forma irregular, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente. Carros com som alto e acima do volume permitido por lei serão rebocados e caixas de som serão apreendidas.

A Prefeitura também irá disponibilizar banheiros químicos em pontos estratégicos da cidade. Os locais estão sendo definidos. Uma tenda será montada na Praça da Cidadania para fornecer informações gerais sobre o evento para os foliões. A recomendação é que os foliões evitem sair de carro para evitar transtornos no trânsito.

A reunião contou com a presença de representantes das secretarias de Cultura, Mobilidade Urbana, Saúde, Desenvolvimento da Cidade, Turismo; e das coordenadorias de Posturas, Serviços Públicos e Meio Ambiente. O vereador Miguel Alencar também esteve presente.

“O encontro dos órgãos competentes é muito importante para a realização de um Carnaval organizado”, afirmou o secretario de Cultura, Ricardo Machado, o Chopinho.

Na sexta-feira (9) a reunião será com membros da Associação dos Blocos de Cabo Frio. Na segunda-feira (13), o encontro será no Segundo Distrito.

Blocos
Ao todo, serão 28 blocos de Carnaval, sendo 24 nas ruas e quatro em um clube da cidade. Neste ano, os blocos de rua ficarão no esquema "concentra mas não sai" e, com isso, não poderão circular pelas ruas, ficando parados em seus locais de origem. Os blocos que não cumprirem o acordo serão penalizados e perderão a concessão para eventos futuros.

A Prefeitura irá montar, ainda nesta semana, duas comissões para organizar as festividades: uma do Primeiro Distrito e outra de Tamoios. As comissões serão compostas por membros da Secretaria de Cultura, Guarda Municipal, Fiscalização de Posturas, Secretaria de Saúde, Defesa Civil, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.