Saúde Coletiva alerta sobre a vacina pneumocócica

Por em 02/05/2017

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, baseada nas normas do Ministério da Saúde, reforça a indicação e a importância da vacina pneumocócica. A imunização é recomendada para pessoas com doenças crônicas a partir de dois anos de idade e também para a população acima de 60 anos que está abrigada em hospitais ou casas, além dos povos indígenas acima de cinco anos de idade.

A imunização é importante porque evita doenças como pneumonia, meningite, septicemia (infecção generalizada), otite, infeção de garganta, sinusite. É necessária apenas uma aplicação e para pessoas com imunodeficiência grave a segunda dose deve ser administrada cinco anos após a primeira. A superintendente municipal em saúde coletiva, Lucy Pires, alerta que as patologias citadas e doenças de transferência respiratória como gripes e resfriados aumenta no período de baixas temperaturas.

“É necessário evitar ambientes fechados, lavar as mãos com frequência, evitar colocar as mãos nos olhos e na boca”, acrescentou a superintendente.

A vacina pneumocócica pode ser aplicada junto a outras vacinas, no entanto, é possível acontecer pequenas reações como dor no local e vermelhidão. Pessoas com reação alérgica grave a uma dose anterior ou aos seus componentes não devem se imunizar.

Para receber a dose, o paciente deve apresentar os seguintes documentos para a Saúde Coletiva: prescrição médica junto com o laudo da indicação, documentos de identificação e comprovante de residência. A partir disso, a documentação será encaminhada ao Rio de Janeiro para autorização. Depois de autorizado, a pessoa é encaminhada ao posto de saúde mais próximo de sua residência que tenha a vacina disponível.