Saúde cria Sala de Controle das Arboviroses nesta terça

Por em 06/03/2017
A Prefeitura de Cabo Frio está empenhando esforços para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor de várias enfermidades. Assim, em mais uma ação do novo governo, será implantada a Sala Municipal de Coordenação e Controle das Arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela). A iniciativa acontece amanhã (7), às 11h, no auditório da sede da Prefeitura.

Na ocasião também será formada uma equipe executiva composta por um representante das secretarias, coordenadorias e conselhos municipais, e da Câmara de Cabo Frio. O evento contará ainda com a presença do superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Mário Sérgio Ribeiro.

O objetivo é promover parceria entre todos os setores da sociedade na elaboração e execução de ações conjuntas que colaborem para evitar o aparecimento de epidemias. Em todo o país, já são identificados casos de ao menos uma das quatro doenças transmitidas pelo Aedes.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde de Cabo Frio, Lucy Pires, após o período de Carnaval a pasta intensifica a divulgação de informações para todos os profissionais da área; promove reforço na distribuição de insumos, como medicamentos, para as unidades de saúde e também na vigilância epidemiológica.

“As arboviroses não são uma responsabilidade exclusiva da Secretaria de Saúde, mas de toda população. Tradicionalmente aqui no município o número de casos aumenta após o período de Carnaval e por isso é feita uma organização dos serviços de saúde”, explicou.