Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Saúde de Tamoios avança no atendimento à população

Por em 22/05/2017
A saúde em Tamoios tem sido alvo de diversas ações do novo governo tanto para melhorar o atendimento à população quanto às estruturas dos postos e hospitais. Para se ter uma ideia, desde o início do ano somente o Posto de Atendimento Médico (PAM) de Unamar, reaberto a quase três meses, realizou 22.453 atendimentos. Ao todo, o distrito possui 12 unidades de saúde.

O PAM de Unamar funciona a partir das 6h para agendamento de consulta, e às terças e quintas, das 6h30 às 9h, para atendimento pelo programa HiperDia, que realiza o acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes. Já a ampliação no atendimento do PAM de Santo Antônio é outra medida que oferece mais comodidade aos moradores, que podem procurar a unidade no horário de 8h às 20h.

Em média são realizados seis mil atendimentos por mês no local. Além das especialidades clínicas, há ainda psicologia, nutrição e fonoaudiologia. A marcação é feita diariamente a partir das 6h. O posto conta ainda com o programa HiperDia para acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes, que funciona de segunda a quarta, das 7h30 às 11h. O diretor médico, Dr. Ezequias Batista Martins, destacou a melhoria estrutural da unidade.

“O posto passou por uma reforma. Não tínhamos mais computadores nem material de trabalho. Todo estabelecimento foi pintado, trocamos a instalação elétrica e os telhados”, ressaltou o diretor.

Segundo ele, o PAM atende nas especialidades de ginecologia, pediatria, angiologia, cardiologia, oftalmologista, psiquiatria, dermatologia, psicologia, urologia, clínica, puericultura, ortopedia, otorrino, fonoaudiologia, endocrinologia, gastroenterologia.

Além do PAM de Santo Antônio e Unamar, atualmente o distrito possui na rede de atendimento o Hospital de Tamoios, a UPA (funcionamento 24h todos os dias) e os postos da Estratégia em Saúde da Família (ESF’s) de São Jacinto, Botafogo, Angelim, Araçá, Maria Joaquina, Florestinha, Nova Califórnia e Samburá, de segunda a sexta das 8h às 17h.

Em relação ao hospital, a unidade recebe em média 200 pacientes por dia e funciona das 8h às 20h especificamente para clínica médica e pediatria. Também realiza atendimentos como pequenas cirurgias, endoscopia, teste do pezinho, ultrassonografia, ecocardiograma, ecodoppler e estudo urodinâmico, que avalia a função renal do paciente. Já a UPA realizou cerca de 40.317 atendimentos em quatro meses de governo.