Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Secretaria de Agricultura inicia plantio em horta na Fazenda Campos Novos

Por em 05/04/2017
A Secretaria de Agricultura iniciou nesta semana o plantio de uma área da Fazenda Campos Novos, no Segundo Distrito de Cabo Frio. A preparação do solo começou no início de fevereiro mas, por causa da estiagem, o plantio só foi possível graças à chuva que caiu sobre a cidade no final de março.

Hortaliças são vegetais que incluem as verduras e os legumes, cultivados na horta, sejam em grande ou pequena escala. Na Fazenda foi disponibilizada uma área de 14 mil metros quadrados para o cultivo de batata doce, feijão, milho e aipim. Outras mudas estão sendo preparadas para o plantio, como quiabo e couve.

Apesar de a plantação ocorrer no mesmo período, o tempo de colheita vária de acordo com o tipo de muda. A batata doce, por exemplo, são seis meses, aipim oito meses, milho e feijão quatro meses e as hortaliças daqui uns 70 dias. A Secretaria de Agricultura está preparando um viveiro de mudas e sementes.

"Uma parte da colheita vai para o consumo da Fazenda Campos Novos e a outra vai para os produtores rurais. Muitos deles estão parados por falta de condições financeiras e apoio técnico. Queremos incentivar os produtores rurais para que a agricultura familiar volte a ter a importância que merece", informou o secretário de Agricultura, Gustavo Gonçalves.