Secretaria de Educação orienta profissionais para Censo Escolar 2017

Por em 07/06/2017
Profissionais responsáveis pelas escolas da rede municipal de ensino de Cabo Frio participaram de um encontro da na manhã desta quarta-feira (07) com a equipe da Secretaria de Educação. A reunião teve o objetivo orientar e tirar dúvidas sobre o processo de inserção de dados no sistema do Censo Escolar 2017.

Nesta primeira etapa são informados números de turmas, alunos e profissionais em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional. A coleta de dados para o Censo Escolar 2017 teve início no dia 31 de maio e o sistema ficará disponível até 31 de julho para que Diretores e Secretários Escolares insiram informações referentes às matrículas iniciais de estudantes de todo o país.

As escolas da rede privada também estão recebendo orientação da SEME, que disponibilizou o e-mail censocabofrio@semecabofrio.rj.gov.br para contato. Todas as unidades receberão, ainda esta semana, por correio eletrônico, o vídeo institucional com o as informações que foram divulgadas no encontro desta manhã.

A secretária de Educação, Laura Barreto, orienta que as informações declaradas no Censo Escolar devem ser precisas. “Essas informações dão subsídios para  o repasse de recursos do governo federal, além de guiarem as políticas públicas de educação, contabilizando o número de matrículas e norteando importantes programas como a distribuição de livros, o transporte escolar e a instalação de bibliotecas, além do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”.

Ainda de acordo com Laura, especialmente nos anos ímpares, como 2017, os dados preliminares também são utilizados no planejamento e aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por meio de um de seus instrumentos, a Prova Brasil. As médias de desempenho dos estudantes no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação obtidas por meio dos dados do Censo, irão compor o próximo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O sistema Educacenso está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ficará disponível até o dia 31 de julho através do sítio: censobasico.inep.gov.br