Secretaria de Saúde realiza Tratamento fora Domicílio

Por em 19/04/2017
Os pacientes que necessitam de tratamentos fora da cidade de Cabo Frio continuam recebendo atenção da Secretaria Municipal de Saúde, através do Tratamento fora do Domicílio (TFD).

Segundo a coordenadora do programa, Gracimar Pereira Lobo de Souza, atualmente são 4400 pacientes cadastrados no serviço, realizando em média 800 atendimentos por semana.

O deslocamento é oferecido a partir de 50 km e geralmente são para as localidades de Campos, Paraíba do Sul, Niterói, Duque de Caxias, São João de Miriti e Rio de Janeiro. As maiores demandas são para as especialidades de oftalmologia, para cirurgia de catarata; ortopedia, para colocação de próteses; e tratamento de oncologia.

O transporte também foi restabelecido para os moradores do Segundo Distrito. Esses pacientes que precisavam ser atendidos no Primeiro Distrito estavam sem o serviço há um ano. Desde janeiro, a Secretaria de Saúde voltou a disponibilizar o transporte de ida e volta de segunda-feira a sábado.

O Tratamento Fora Domicílio era um programa do governo federal, mas foi municipalizado no ano de 1999. O atendimento fica localizado na Rua Fagundes Varela, s/nº, no bairro São Cristóvão, em frente à Secretaria de Saúde, e funciona de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 16h, sem intervalo para o almoço.