Semana de Consumo Consciente é iniciada em Tamoios

Por em 17/07/2017
Tamoios recebe a Semana de Consumo Consciente de energia. O projeto é uma parceria entre a Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Enel, concessionária responsável pela energia elétrica na região, e começou nesta segunda-feira (17). O evento acontece no Centro Administrativo, que fica na Avenida Independência, 1.075, no bairro Samburá, ao lado Cras de Tamoios (antiga Subprefeitura).

O projeto consiste em promover atividades sociais como palestras e oficinas, além de eventuais serviços de interesse público que possam envolver toda a comunidade. O objetivo é conscientizar a população para o uso consciente de energia elétrica e realizar ações de promoção da cidadania.

Nesta segunda foram realizadas palestras voltadas para a explicação e o conhecimento sobre o uso sustentável da energia pela manhã, além de oficina para mulheres e palestra comunitária sobre o uso seguro da energia à tarde. Para o coordenador-geral de Ciência e Tecnologia, Alessandro Teixeira, a realização desse projeto é importante pois a eficiência energética ainda é um assunto pouco conhecido:

“Estamos buscando alternativas para envolver o cidadão cabo-friense no debate sobre eficiência energética. Encontramos nesse projeto uma oportunidade de levar essa temática e desenvolver uma pauta social como essa que acontece em Tamoios. Além de ouvir sobre princípios de economia de energia o cidadão também tem a oportunidade de ganhar uma lâmpada de LED e uma geladeira”, conta ele.

Sobre o que o coordenador abordou, o evento também terá distribuição de lâmpadas LED, que são cerca de 80% mais econômicas do que as incandescentes. Haverá ainda um concurso cultural para a troca da geladeira velha, que consome muita energia, por uma nova e econômica. Ao todo serão 10 equipamentos novos sorteados. Para concorrer, basta se inscrever e responder à pergunta “o que você faz para utilizar a energia de forma consciente?”.

Confira a programação completa

Terça, dia 18, e quarta, dia 19