SEME e Universidade iniciam parceria para incluir escolas no Projeto UVA na Comunidade

Por em 13/04/2017
Proporcionar aos alunos da rede municipal de ensino melhor e maior compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula, através da relação teoria e prática. Este é o objetivo de uma parceria que está sendo firmada entre a Secretaria de Educação de Cabo Frio e a Universidade Veiga de Almeida, para incluir as escolas da rede municipal no Projeto UVA na Comunidade. A parceria foi firmada em uma reunião realizada nesta quinta-feira (13), para articulação da proposta de trabalho.

De acordo com a Secretária de Educação, as atividades do Projeto também poderão inserir professores, funcionários e comunidade, já que há um vasto campo para a promoção da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, possibilitando relacionar os conteúdos do currículo escolar às atividades práticas, com elaboração de estudos de caso, pesquisas de campo e melhora da qualidade de vida, suprindo algumas necessidades presentes no entorno da comunidade escolar.

"Professores e alunos dos cursos de graduação nas áreas de saúde, educação, psicologia, engenharia, turismo, direito, assistência social, administração e comunicação participarão do projeto, oferecendo serviços e orientações, numa prática social que permitirá intervir e promover transformação da realidade local", afirmou.

Participaram da reunião a secretária de Educação, professora Laura Barreto; o coordenador-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação, professor Alessandro Teixeira; os professores Eulália Farias e Felipe Borges, representantes da Universidade Veiga de Almeida; e as pedagogas Mariza Brum e Karla Medeiros, dos Departamentos de Orientação Educacional e Supervisão Escolar da Secretaria Municipal de Educação, que serão as responsáveis pela operacionalização e acompanhamento do projeto nas escolas da rede municipal de ensino de Cabo Frio.

Uma nova reunião será realizada ainda neste mês de abril para definição do cronograma de ações que será apresentado aos diretores das escolas e equipe técnica para que o Projeto seja desenvolvido no ano letivo de 2017.