Setor da pesca realiza encontro com representantes da Prefeitura e do Governo Federal em Cabo Frio

Por em 25/01/2017
Um encontro promovido pela Superintendência Municipal de Pesca e Aquicultura reuniu representantes do setor pesqueiro com membros dos governos Municipal e Federal na sede da Colônia de Pescadores de Cabo Frio (Z-4). A reunião, realizada na última segunda-feira (23), abordou projetos que fomentem o setor a pesca no município.

Uma das propostas discutidas foi a implantação de uma cooperativa de beneficiamento de pescado. Outro ponto foi a proposta da realização de parcerias com o poder público para a realização de eventos ligados à pesca.

"É importante termos a presença de representantes do Governo Federal em nossa cidade. Estreitando esses laços, podemos auxiliar toda a comunidade de pescadores de Cabo Frio. Nesse sentido, também é importante a cooperativa de beneficiamento e a promoção de eventos", ponderou Alexandre Marques Cordeiro, superintendente de Pesca e Aquicultura de Cabo Frio.

Danielle Barros, Delegada Federal do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (MAPA), afirmou que o principal objetivo do encontro foi a aproximação entre o Governo Federal e a Colônia de Pescadores Z-4.

"Estamos aqui representando o Governo Federal para ajudar a Colônia a contribuir com o município. É uma visita ativa. Não viemos só ouvir as reivindicações, mas também falar sobre possíveis projetos para a cidade", explicou a delegada.

Também participaram da reunião o superintendente federal do Ministério da Agricultura no Rio de Janeiro, Essiomar Gomes da Silva; o secretário Municipal de Agricultura de Cabo Frio, Gustavo Gonçalves, além dos coordenadores Municipais de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alessandro Teixeira.

Ao final do evento, Alexandre falou sobre a importância da visita da delegação.

“A vinda da caravana foi muito produtiva. Entregamos um ofício solicitando agilidade nas entregas das carteiras que os pescadores estão aguardando desde 2012. Também pedimos a legalização das Permissões de Pesca para a captura da sardinha verdadeira. Recebemos uma notícia boa do Ministério, de que alguns municípios já estão comprando 43% da agricultura familiar. Nosso objetivo é de igualar Cabo Frio aos outros municípios. Inclusive na compra do pescado para a merenda escolar", afirmou Alexandre.