Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Superintendência de Pesca se reúne com ICMBio e Ibama para regularizar atividade em Tamoios

Por em 28/03/2017

A Superintendência de Pesca realizou uma reunião na segunda-feira (27) entre técnicos do ICMBio e do Ibama e pescadores de Tamoios, para regularizar a atividade da pesca nessa localidade. 


A pesca em Tamoios, mais precisamente no Rio São João, é proibida pela Portaria 82, de 2003. Por esse motivo, técnicos do ICMBio e do Ibama estiveram em Tamoios para discutir junto à Superintendência de Pesca a possibilidade dessa portaria ser revogada. Com a revogação a atividade da pesca seria reconhecida como legal e os pescadores de Tamoios estariam aptos para praticar a atividade de modo sustentável, seguindo os padrões do ICMBio e do Ibama.

Na reunião foram definidas as áreas do rio onde a pesca poderá ser praticada e qual tipo de rede pode ser utilizada. De acordo com o superintendente de Pesca, Alexandre Marques, a reunião foi um avanço para o retorno da atividade.

“É muito importante que a pesca possa ser liberada novamente em Tamoios, onde há mais de 300 pescadores que sustentam suas famílias exclusivamente dessa atividade. Essa reunião foi um passo muito importante para essa conquista”, afirmou Alexandre.

Agora os técnicos do ICMBio e do Ibama vão tentar junto ao Ministério do Meio Ambiente a revogação da portaria 82, com base no que foi discutido na reunião.