Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Superintendência de Proteção aos Animais notifica morador por maus tratos

Por em 04/08/2017
A Superintendência de Proteção aos Animais notificou um morador esta semana por maus tratos a um cachorro. O pet foi encontrado pela equipe da pasta após denúncia anônima, acorrentado em um espaço curto que o impedia de se locomover. As condições de tratamento ao cachorro serão verificadas pela Superintendência daqui a alguns dias. Além disso, 26 animais foram resgatados na porta do Canil, localizado na Fazenda Campos Novos, no Jardim Esperança e no Guarani.

“Conversamos com o proprietário do animal, explicamos e orientamos que o animal deve ficar solto para que se exercite e não fique estressado. Manter um pet acorrentado dessa forma, além de ser desumano, pode trazer malefícios à sua saúde, provoca sofrimento físico e psicológico. Preso nestas condições durante horas, semanas, meses ou mesmo anos, o animal vai se transformar num bicho frustrado e infeliz. Por mais dócil e meigo que fosse antes de passar a viver preso, vai se tornar neurótico, ansioso e agressivo”, explicou a superintendente Caroline Midori. 

Segundo ela, a lei 9.605/98, decreto 24645/34 aponta que é crime deixar o animal mantido sobre guarda sem os devidos cuidados, acorrentado, preso, em espaço pequeno, local sujo, exposto ao sol, sem abrigo da chuva, das altas e/ou baixas temperaturas. São considerados maus tratos: 

* Não fornecer água e comida diariamente;
* Manter preso em corrente;
* Manter em local sujo ou pequeno demais para que o animal possa andar ou correr;
* Deixar sem ventilação ou luz solar, ou desprotegido do vento, sol e chuva;
* Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
* Obrigar a trabalho excessivo ou superior à sua força;
* Abandonar;
* Ferir;
* Envenenar;
* Utilizar para rinha, farra-do-boi etc.


Em uma semana 27 animais são resgatados em Cabo Frio 

Somente esta semana 27 animais foram resgatados pela Superintendência. Os pets foram encontrados na porta do Canil Municipal, localizado na Fazenda Campos Novos, no Jardim Esperança e no Guriri. A maioria dos bichinhos era filhote. Apenas um cão e um gato eram adultos.

No Jardim, um filhote foi encontrado junto com os irmãos por uma moradora, porém, apenas um sobreviveu. A Superintendência já acolheu o pet, que está 
com uma mãe de leite na casa da protetora Luma.  Após o desmame, o animal estará disponível para adoção responsável. Contato e/ou denúncias através do whatsApp 22 99237.6507 da Superintendência de Proteção aos Animais de Cabo Frio.