Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Tamoios recebe atividades do Mês da Mulher neste sábado

Por em 06/04/2017
No próximo sábado (8), Tamoios vai receber o último dia de atividades em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A programação começou no dia 8 de março, com eventos realizados no Centro, no Jardim Esperança e no Segundo Distrito.

O encerramento será na Escola Agrícola Nilo Batista, das 8h às 17h. Entre as principais atividades programadas está a interação entre os quilombos de Cabo Frio: Botafogo, Preto Forro, Maria Joaquina, Maria Romana e Fazenda Espírito Santo.

De acordo com a coordenadora dos Direitos das Mulheres, Tereza Tenan, o evento tem como objetivo principal tornar visível a existência do serviço da Coordenadoria. “Nossa missão é dar esse retorno do atendimento à mulher vítima de violência com toda a equipe interdisciplinar, para que possamos avaliar a necessidade de cada local, de cada mulher, seja ela transexual, quilombola, rural ou urbana”, afirmou.

Entre as atividades que serão oferecidas estão: atendimento à mulher em situação de violência com equipe técnica; palestra para estudantes da Escola Agrícola Nilo Batista com o tema "Violência Doméstica" (palestrante: Ludmila Roque) e apresentação de peça teatral com o tema "Violência Doméstica", alunos da Escola Nilo Batista.

Diversas atividades culturais também estão incluídas na programação: apresentação de poesia; oficina de turbante; oficina dos CRAS; oficina de preparo de mudas e entrega; e confecção de boneca Abayomi.

O evento também contará com atração musical: o Grupo Tambores Urbanos anima a festa, na Oficina do CRAS. Um dos atrativos do dia será o espaço zen com terapia holística e massoterapia. As mulheres também receberão consultoria jurídica. Um espaço lúdico será disponibilizado para as crianças ficarem enquanto as mães participam das atividades.

Saúde da Mulher

Na área da Saúde da Mulher também terá atendimento. Serão disponibilizadas equipes para divulgar informações sobre DST’s e distribuição de preservativos femininos, além de esclarecimentos do Programa Família Acolhedora.O Ônibus Lilás também irá marcar presença, com atendimento Jurídico/Psicossocial.

O objetivo da Coordenadoria da Mulher com esse projeto é coordenar, divulgar, articular, promover e executar ações para a defesa dos direitos das mulheres, a superação das desigualdades e eliminação da discriminação.