Tamoios recebe "Detran Presente" dia 1º de julho

Por em 17/06/2017

Quem precisa resolver diversos assuntos de trânsito deve ficar atento porque no próximo sábado, dia 1º de julho, Tamoios recebe o Detran Presente, ação itinerante que oferece todos os serviços da autarquia em um mesmo dia e local. O atendimento será feito por cerca de 80 funcionários do órgão, das 9h às 16h, no Centro Administrativo da Prefeitura, no Shopping UnaPark.

Na abertura do serviço, estarão presentes o prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, além do presidente e vice do Detran, Vinícius Farah e André Mônica, respectivamente. Na última sexta (16), uma equipe da Divisão de Registro de Veículos (DRV), comandada pela diretora Carla Adriana, esteve no distrito para avaliar o espaço. A vistoria foi acompanhada pelo coordenador Desenvolvimento de Tamoios, Sérgio Constemplate.

A população terá acesso a serviços como vistoria anual de veículos, primeira via da identidade, renovação da carteira nacional de habilitação e abertura de recursos contra multas e processo de suspensão. É importante lembrar que os serviços precisam ser agendados antecipadamente, exceto primeira e segunda via da carteira de identidade. Haverá ainda um curso de mecânica para mulheres e palestras educativas.

"O início das atividades dos serviços do Detran em Tamoios ressalta que vale o esforço de todos os cabo-frienses para a integração e fortalecimento da nossa cidade", afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Branco.

“É uma conquista importante receber essa ação porque Tamoios tem muitas demandas reprimidas em relação aos serviços de trânsito, já que a população tem necessidade destas atividades, mas não consegue resolvê-las. A expectativa é de que com o Detran Presente isso seja melhorado e com a inauguração do polo mais para frente haja o equilíbrio entre as demandas dos tamoienses e as soluções”, avaliou o coordenador, Sérgio Constemplate.

Segundo ele, Cabo Frio possui atualmente 29% das pessoas inadimplentes com o IPVA e/ou multas, enquanto que dos 71% que estão em dia com o IPVA 25% dos cidadãos estão aptos a tirar o documento do veículo de 2017, mas não o fazem por não conseguirem agendar a vistoria em seus veículos. “O Detran Presente é uma forma de facilitar e estimular os cidadãos a colocarem seus documentos em dia”, concluiu Constemplate.

CRONOGRAMA DE SERVIÇOS

IDENTIFICAÇÃO CIVIL:

·         Primeira via de carteira de identidade (informações)

·         Segunda via de carteiras de identidade (informações)

REGISTRO DE VEÍCULOS:

·         Licenciamento Anual (agende aqui)

·         Segunda via de CRLV (sem troca de lacre) (agende aqui)

·         Comunicação de Venda (informações)

HABILITAÇÃO:

·         Primeira habilitação (agende aqui)

·         Troca da permissão pela CNH definitiva (agende aqui)

·         Adição de categoria (agende aqui)

·         Mudança de categoria (agende aqui)

·         Renovação da CNH (agende aqui)

·         Segunda via da CNH (agende aqui)

·         Informações sobre curso de reciclagem para motoristas infratores (informações)

·         Permissão internacional para dirigir (agende aqui)

·         Entrega de CNH por suspensão e cassação do direito de dirigir

·         Consultas:

o    pontuação

o    processo administrativo de suspensão

o    validade da carteira de habilitação

·         Alteração de dados (agende aqui)

·         Alteração de endereço

·         Entrega de documentos para certidão

·         Transferência de prontuário

OUVIDORIA:

·         Triagem

·         Sugestões

·         Elogios

·         Reclamações

·         Denúncias

JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSO DE INFRAÇÃO:

·         Abertura de recursos

·         Onde e como recorrer das infrações

·         Dúvidas sobre real infrator

·         Como converter multa em advertência

·         CNH suspensa ou cassada, o que fazer?

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO:

·         Palestras educativas

·         Oficina sob Medida para Mulheres: curso de noções básicas de mecânica (agende aqui)

·         Informações sobre DPVAT