Vacinação contra a influenza segue em 24 unidades de saúde

Por em 18/04/2017
O início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza aconteceu de forma tranquila nessa segunda-feira (17) nas 24 unidades de saúde de Cabo Frio e 495 pessoas foram vacinadas. As doses foram distribuídas logo pela manhã, a partir das 9h e seguiram vacinando até as 17h.

No dia 13 de maio será realizado o Dia D de vacinação contra a influenza lembrando que 53 mil pessoas devem ser vacinadas no município.

A superintendente municipal de Vigilância e Saúde de Cabo Frio, Lucy Pires, orienta a população a procurar os postos. “Apesar de a Campanha se estender até o dia 26 de maio, orientamos as pessoas que procurem se vacinar o quanto antes, pois a época de maior circulação dos vírus da gripe já começou e essa é a única forma de se proteger de verdade”.

O público alvo da campanha é composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade apresentando caderneta de vacinação, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, povos indígenas, professores em atividade, pessoas com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, com prescrição médica.

A vacina é aplicada através de injeção intramuscular e leva até duas semanas para fazer efeito, podendo causar reações como febre, mal estar e dor no local da injeção. Qualquer reação é preciso procurar o posto de saúde onde foi vacinado para ser orientado.

A vacina garante proteção contra três tipos de vírus: H1N1, Brisbane e H3N2 e é necessário ficar atento às restrições: Pessoas com alergia a ovo não devem tomar a vacina e as que estão com alguma infecção aguda (devem aguardar o término do tratamento).

As unidades onde a população encontra a vacina são:Centro de Saúde Oswaldo Cruz, Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (Jardim Esperança), ESF Vila Nova, ESF Parque Burle, ESF Guarani, ESF Jardim Náutilos, ESF Praia do Siqueira, ESF Manoel Correa, ESF Gamboa, ESF Jacaré, ESF Monte Alegre, ESF Boca do Mato, ESF Tangará, UBS Peró. UBS Vila do Ar; PAM de Santo Antônio, Posto de Saúde de Unamar, PS Angelim, PSF Araçá, PS Botafogo, PSF São Jacinto, PSF Nova Califórnia, PSF Maria Joaquina e PSF Samburá.

A influenza é uma doença viral de transmissão respiratória com os seguintes sintomas: febre alta, dor no corpo, tosse, desânimo, dor de cabeça, podendo apresentar insuficiência respiratória e causar a morte.