]]>

Notícias

Hospital do Jardim Esperança ganha Unidade para Pacientes Graves
RSS
Por Alexandra Oliveira em 02/01/2014
A secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio entregou nesta terça-feira (31/12) aos moradores do bairro Jardim Esperança, uma Unidade para Pacientes Graves (UPG) com três leitos. Instalada no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, o espaço irá reforçar o atendimento a pacientes graves que precisam de um tratamento imediato. Também conhecido como Box de Emergência, nele os pacientes são monitorados 24 horas e atendidos por uma equipe de médicos intensivistas, especialistas que trabalham em Unidades de Terapia Intensivas (UTIs).

- Daremos todo o suporte. Quanto mais rápido e preciso o atendimento, melhor as chances de o paciente sobreviver. Estamos humanizando os serviços prestados, explicou o secretário municipal de Saúde de Cabo Frio, Dirlei Pereira.

A Unidade para Pacientes Graves (UPG) foi montada pelas médicas Mara Cortat e Carla Beatriz, diretoras do Hospital Otime Cardoso dos Santos, com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência ao paciente grave sem qualquer custo adicional para o município.

- Fiquei muito feliz com a dedicação e o empenho das diretoras do Hospital do Jardim Esperança que buscaram os equipamentos em outras unidades de saúde do município para montar os três leitos da Unidade de Pacientes Graves. Essa atitude mostra o comprometimento dessas profissionais com a saúde do nosso município. Foi um presente maravilhoso neste fim de ano. Elas estão de parabéns pelo trabalho realizado, disse o secretário de Saúde.

Ainda de acordo com Dirlei Pereira, na segunda quinzena de janeiro, serão inauguradas as obras de melhoria do Hospital, que além da Unidade para Pacientes Graves (UPG) - que vai passar de três para oito leitos -, vai ganhar nova recepção e mais leitos na enfermaria para internação.

- As obras já estão quase concluídas. Além dos três leitos já em funcionamento, nossa intenção é criar outros cinco, além de aumentar a capacidade de internação na enfermaria. A população também vai ganhar mais conforto e qualidade no atendimento com a nova recepção e a estrutura do hospital totalmente reformulada, disse o secretário.

De acordo com a médica Mara Cortat, uma das diretoras do Hospital do Jardim Esperança, a UPG pertence a sala de emergência, que possui mão de obra especializada e tecnologia de ponta. A unidade conta com três leitos para internação. A sua infraestrutura é dotada de expurgo, estar médico, rede de oxigênio, ar comprimido e a vácuo.

- Os usuários também dispõem de aparelhos modernos para monitoração cardiovascular, respiradores e microprocessadores que têm a função de fazer a respiração artificial, completou a médica.
Praça Tiradentes, s/n - Centro / (22) 2645-4013 Desenvolvido por NPI Brasil / Quatroemum