Forte São Mateus atrai cerca de 85 mil visitantes em um ano

Muita história para contar e um acervo fotográfico permanente dos anos 40 e 50. Estas são algumas das atrações que moradores e turistas encontram no Forte São Mateus, um dos principais pontos turísticos de Cabo Frio. Localizado na Praia do Forte, o local recebeu quase 85 mil visitantes somente em 2017. Turistas de 17 nacionalidades, além de estudantes de 12 escolas públicas e privadas da região estiveram no monumento, erguido em 1618.

 
SAIBA MAIS: 


Entre os visitantes estrangeiros estavam americanos, alemães, australianos, canadenses, coreanos, espanhóis, holandeses, irlandeses, italianos, poloneses, portugueses, suecos, suíços, russos e os “hermanos” argentinos, chilenos e uruguaios. Além de alunos de Cabo Frio, estudantes de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro também puderam conhecer uma pouco mais sobre a história da cidade. 


“Nossa meta primordial é fazer com que os nossos visitantes possam vivenciar a história de Cabo Frio. Nesse sentido, o Forte São Mateus, através de seu Espaço Cultural, conseguiu constituir, ao longo do ano de 2017, relações com todos os segmentos da sociedade. Para isso, buscamos sempre as parcerias também como forma de fomento na busca pela identidade cultural do povo cabo-friense”, avaliou o diretor do espaço, Evangelos Pagalidis. 


Com quatro séculos de histórias, o monumento abriga o Espaço Cultural do Forte São Mateus, que tem acervo fotográfico permanente dos anos 40 e 50 de Wolney Teixeira. Há também dois grandes painéis com fotos antigas de Cabo Frio; acervo de arte popular com miniaturas de embarcações; dois banners informativos sobre o Forte e um sobre a Fazenda Campos Novos, localizada em Tamoios, que conta a trajetória em nossa região dos índios que dão nome ao distrito. 


Há ainda o banner informativo “O Grande Cabo Frio”, ilustração gráfica sobre a Capitania Real de Cabo Frio, do início do século XVII, e seus desmembramentos que deram origem a 44 municípios do Estado do Rio. O mapa explica, através de uma linha cronológica, como esse processo aconteceu. 


Para visitar o Forte com o apoio de um guia é necessário agendar pelo email seculturacabofrio.fortesm@gmail.com, ou através do perfil do espaço no Facebook (www.facebook.com/espacoculturalfortesaomateus) ou ainda pelo telefone (22) 99223-5647. O Forte São Mateus está aberto diariamente para visitação das 9h às 18h. O endereço é Rua Almirante Barroso, s/nº, canto da Praia do Forte.


 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.